Como Requerer o Auxílio Doença? Veja Como Funciona?

Você sabia que quem exerce suas funções com a carteira de trabalho assinada dispõe de vários direitos previdenciários? Estes direitos asseguram que o trabalhador tenha alguma estabilidade financeira e de saúde em casos excepcionais que possam vir a acontecer. O auxilio doença, por exemplo, é um benefício que pode estar ao seu alcance.

Nem todo mundo está ciente do procedimento necessário. Você sabe como funciona e quando você pode solicitar o auxilio? Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto e saber como requerer o auxilio doença, veja a seguir como funciona o procedimento:

O que é o auxilio doença?

Este beneficio é concedido para os trabalhadores que estiverem em situação temporária de incapacidade para realizar suas funções regulares. Para assegurar o auxilio, é preciso que o colaborador comprove através de perícia médica a invalidez momentânea. É a perícia que irá julgar a gravidade da situação e quanto tempo será necessário o recebimento do auxilio.

Mas atenção! O auxilio doença não é igual ao benefício assistencial. Muitas pessoas acabam confundindo os dois, mas a diferença é que para receber o benefício assistencial, o cidadão deve ter deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Se você ainda tem alguma dúvida e quer entender mais sobre os procedimentos previdenciários, confira a tabela INSS 2019 e saiba tudo sobre os benefícios e reajustes para esse ano!

Como requerer o benefício?

Para realizar o requerimento do benefício, o assegurado deve adquirir um formulário de afastamento por parte da empresa e um laudo médico para comprovar a condição. Depois, é necessário agendar uma perícia médica. O agendamento pode ser feito direto na Previdência Social ou pelo telefone 135.

Se aprovado pela perícia do INSS, você poderá obter um laudo médico comprovando a sua situação. É preciso que o período de afastamento do serviço por parte do empregado seja superior a 15 dias e que todos os documentos sejam levados no dia que você agendar para receber atendimento.

Outro requisito necessário é que o empregado tenha, no mínimo, 12 meses de contribuição junto a Previdência Social.. Apenas a perícia do INSS poderá garantir que o benefício será concedido, por isso, é importante estar portando todos os documentos necessários e responder corretamente as perguntas que forem feitas na perícia.

Agende o seu atendimento o mais breve possível para que o resultado do seu laudo possa ser condizer com a sua situação. O auxilio doença é direito de todo trabalhador brasileiro contribuinte do INSS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *