O que pode acontecer se você não pagar o licenciamento?

O proprietário de veículos no Brasil tem diversas obrigações, uma elas é a realização anual do licenciamento do seu carro. Este documento funciona como uma identificação do veículo, certificando que ele está apto para circular nas vias  e avenidas.

Muita gente acaba atrasando ou deixando de cumprir com este recurso, e isto pode causar diversas consequências. Você sabe o que pode acontecer se você não pagar o licenciamento? Leia o texto abaixo e descubra.

O que é o Licenciamento?

O licenciamento do veículo permite a emissão de um documento chamado de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, também conhecido como o CRLV.

Este é um dos documentos mais importantes para os proprietários e vale mencionar que é de porte obrigatório. Por isso, é necessário estar sempre com o CRLV em dias e em mãos.

O que é preciso para pagar?

Este serviço é de extrema importância e não funciona sozinho. Antes de pagar o licenciamento do seu automóvel, será preciso que você esteja em situação regular com as outras obrigatoriedades para proprietários de veículos no Brasil.

Um bom exemplo destes valores necessário é o Imposto para Proprietários de Veículos Automotores (IPVA). Este imposto também é um dos mais altos, principalmente para alguns estados. Por isso, vale a pena conferir:

Vale lembrar que algumas regiões tem o IPVA alto, representando de 3 a 4 % do valor original do veículo, como é o caso do IPVA RR. Portanto, o proprietário deve se preparar para este pagamento com antecedência ou não poderá realizar o licenciamento do seu veículo.

E se eu não pagar?

Como o licenciamento do seu carro é uma obrigatoriedade, não cumprir com ele pode acabar gerando uma dor de cabeça. Se você atrasar a realização do licenciamento estará sujeito a cobrança de multas e acréscimo de juros ao valor base.

Além disto, se você for autuado circulando sem o porte ou com este documento atrasado poderá receber multas, pontos na carteira e até ter seu veículo apreendido.

Como regularizar o licenciamento?

Ficar regular com este documento pode ser um processo simples. Você pode conferir todas as pendências do seu veículo, visitando o site oficial do Detran de sua região e fornecendo os dados do seu carro.

Depois é só gerar um novo boleto, já com as devidas correções monetárias para pagamento. Você pode selecionar a opção de selecionar algumas dividas. Assim, ficará de acordo com o licenciamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *