Projeto prevê aumento de 5% para 15% de biodiesel em combustível

29 julho de 2013 às 3:40 pm

|

Colheita de soja em 2012. Foto: Reprodução

Um projeto de lei da Câmara dos Deputados prevê um aumento de 5% para 15% de biodiesel em combustível dos veículos movidos a óleo diesel. Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usadas como fonte de matéria-prima para o biodiesel, como o óleo de soja, girassol, de amendoim, de mamona, entre outros.

Segundo o autor da proposta, o deputado federal Raul Lima (PSD-RR), o PL 5651/13 irá baratear o diesel, gerar empregos e melhorar qualidade do ar.

“Desde o início efetivo de sua [biodiesel] adição obrigatória, no ano de 2008, podemos verificar uma trajetória de contínuos sucessos em nosso país, seja pela economia de divisas com a importação de óleo diesel, seja pela grande criação de empregos na agroindústria nacional, seja, enfim, pela sensível redução de poluentes atmosféricos e pela melhoria da qualidade do ar e dos padrões de vida nas grandes cidades brasileiras.”, afirma.

O deputado explica que a indústria já sinalizou que conseguirá atender a esse aumento de uso, pois “a capacidade de produção instalada é, hoje, bastante superior ao seu uso efetivo”.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência T1



Compartilhar essa notícia:





Notícias Relacionadas



Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>