Qual a diferença entre salário líquido e salário bruto?

Dentro dos direitos trabalhistas, temos muitas nomenclaturas diferentes que podem acabar confundindo o trabalhador brasileiro. Por exemplo, você sabe qual é a diferença entre salário liquido e salário bruto? Muitas vezes, a falta de informação pode levar você a não dispor dos seus direitos, por isso, estar ciente desse tipo de assunto é fundamental.

Se você tem dúvidas quanto a o salário liquido e o salário bruto, leia o texto a seguir e entenda a diferença entre os dois:

Direitos trabalhistas

A primeira coisa que você deve saber é que quando está exercendo suas funções para um empregador por intermédio da carteira assinada, você fica protegido por diversas leis do trabalho. Estas leis são responsáveis por garantir os seus direitos como trabalhador.

Estes recursos garantem que você tenha direito ao FGTS, PIS/PASEP e remuneração base. A base para o pagamento de um funcionário é o salário mínimo, que assegura ao trabalhador o valor base estabelecido anteriormente.

Dentro da sua remuneração base, ou seja, o seu salário mínimo, existem algumas taxas a serem cumpridas e é aqui que você entenderá a diferença entre o salário liquido e o salário bruto.

Salário bruto

Mensalmente, recebemos um valor base, seja o salário mínimo estabelecido ou uma remuneração combinada com o empregador. Esta cifra chamamos de “valor cheio”, pois é o total do recebimento.

Geralmente, quando o empregador contrata um funcionário, a remuneração combinada é a do salário bruto. Por isso, o funcionário pode acabar se surpreendendo com o valor final.

É importante sempre verificar estas informações no seu contra-cheque mensal, para garantir que nenhum valor está sendo cobrado indevidamente e entender o que é cada cifra.

Salário liquido

Como você já deve ter notado o valor do salário bruto é o completo, mas não é o que o funcionário irá receber. Isto porque, há os descontos! Estes descontos são equivalentes ao FGTS, vale transporte, vale alimentação, e as cobranças do INSS.

No final das contas, pode haver ainda acréscimo de hora extra e o valor do seu salário liquido pode subir. Por isso, observar o contra-cheque é tão importante, assim você saberá quanto de desconto está sendo cobrado do seu salário bruto e quanto está sendo acrescentado.

Uma boa dica é você fazer o cálculo da sua hora extra, de acordo com o seu salário mínimo e a quantidade de horas trabalhadas. Desta forma, ficará mais difícil de haver um erro em sua folha de pagamento. Fique atento!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *